Polícia Civil deflagra Operação Ripstop em cinco cidades de Pernambuco

Draco coordena investigação (Foto: Marina Meireles/G1)

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã dessa terça-feira (16) uma operação para investigar crimes de fraudes em licitações. “Ripstop” está acontecendo na capital Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e também em Petrolina.

De acordo com a Polícia Civil, os mandados foram expedidos em conjunto com a Polícia Federal. A Operação Ripstop investiga ainda o uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. O esquema teria resultado na fraude de R$ 132 milhões.

A investigação

O trabalho da polícia é feito conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). As investigação tiveram início ainda em 2019 onde foram apontados indícios de fraudes em Petrolina. A partir disso as equipes identificaram cinco empresas de fachadas em nomes de laranjas, mas pertencentes ao mesmo grupo empresarial.

Mandados

110 policiais civis cumprem os 17 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de suspensão provisória, 13 mandados para pessoas físicas e jurídicas e três mandados de suspensão do exercício de função pública. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Os nomes não foram divulgados.

Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina. A operação é conduzida pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), assessorado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro.

Com informações do G1 PE e do Blog do Jamildo

Deixe um comentário