Polícia Militar da Bahia divulga balanço do carnaval de Juazeiro; número de ocorrências foi menor este ano se comparado com ano de 2018

(Foto: Ascom CPRN)

Na manhã de segunda-feira (18), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) encerrou sua atuação no carnaval de Juazeiro (BA). De acordo com o balanço divulgado hoje (19), os dados apontam que houve uma queda de mais de 32% no quantitativo de ocorrências registradas pela PMBA durante o Carnajuá 2019.

Segundo informações da polícia, foram 21 ocorrências neste ano contra 31 no ano ano passado. Ainda de acordo com a PMBA, os fatos delituosos são basicamente os mesmos: furto, porte de arma branca, uso e tráfico de drogas, lesão corporal; variando o quantitativo de cada fato. Este ano, a novidade foi a prisão por violência contra a mulher, foram duas, quando em 2018 não houve nenhuma; neste carnaval não foi registrado roubo pela PMBA, apenas furto.

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) planejou e efetivou diversas ações, fruto do estudo dos carnavais anteriores e da programação deste ano, entre as novidades estavam o uso da tecnologia a favor da segurança pública: os Drones e a Plataforma de Observação Elevada tornaram a visão e a observação do evento ainda mais nítida e eficaz, e por meio da nitidez das imagens possíveis infratores foram facilmente identificados e detidos antes de cometerem algum delito.

Outro mote do planejamento foi a valorização do recurso humano empregado, com a disponibilização de alimentação e estrutura adequadas, além de oferecer serviços de assistência psicológica, social, jurídica e preparação física para desempenhar o serviço preservando a integridade do corpo do policial; em resposta a tal cuidado o efetivo trabalhou com ética e profissionalismo, não sendo registrado qualquer denúncia de violência policial neste carnaval.

Deixe uma resposta