“Políticas de cultura nunca foram levadas a sério”, diz Gilmar Santos em entrevista

“Talvez a secretária nem lembre das leis das quais ela tem autoria”, diz Gilmar Santos. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã de hoje (8) o vereador Gilmar Santos (PT) concedeu uma entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal. Em pauta, as políticas culturais do município, que segundo o vereador, estão sendo negligenciadas pelo poder público.

As políticas de cultura promovem intervenções na sociedade através da cultura, ocasionando em uma transformação social. Em Petrolina, segundo Gilmar, o Conselho Municipal de Políticas Culturais não está funcionando.

“Infelizmente o concelho não está funcionando. A secretária Maria Elena tentou, antes do São João, duas reuniões um tanto atropeladas. Os artistas compareceram, mas a gente percebeu uma falta de preparo, tanto da secretária quanto da equipe. Leis básicas que deveriam ser de conhecimento da secretária e equipe não foram apresentadas com segurança. Surgiram muitas dúvidas e questionamentos por parte dos artistas”, explica Gilmar Santos.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura aconteceu em maio e a segunda em julho deste ano. Gilmar Santos afirma que a falta de continuidade nas atividades aconteceu devido aos preparativos do São João de Petrolina.

“Na segunda reunião a proposta para ativação do concelho parou e a justificativa que a secretária deu foi de que as atividades do São João estavam concorrendo com a continuidade da recomposição do concelho. Nunca mais tivemos a retomada deste debate”, afirma o vereador.

O petista afirma ainda que as decisões atuais são do gabinete da secretária sem os artistas, que não participam da formulação de como os recursos para 2018 serão investidos no município. “Estamos aqui para chamar a atenção da secretária, do Cássio Lucena – que é o secretário executivo -, no sentido de que eles não atropelem os processos democráticos. Até porque isso já vem acontecendo a muito tempo frustrando os artistas”.

Gilmar Santos ainda lembrou dos projetos de autoria de Maria Elena, na Câmara Municipal durante seu mandato, voltados para a cultura e que não estão sendo executados. “Infelizmente a própria secretária não cumpre as leis que ela elaborou. Nós temos leis como a do Festival da Primavera, que não aconteceu e é de autoria da secretária. O projeto do festival Geraldo Azevedo da Canção, que é importante para estimular a música local”.

Projetos voltados para feiras também estiveram em pauta, um deles “Feiras livre cores e sabores da nossa cultura” chamou atenção do vereador, por também ser de autoria da secretária. “Eu lembro para a secretária que ela é autora de um programa chamado ‘Feiras livre cores e sabores da nossa cultura’, ou seja, talvez a secretária nem lembre das leis das quais ela tem autoria”, alfinetou Gilmar Santos.

Deixe um comentário