Prefeitura de Juazeiro distribui alimentos, roupas e material de higiene para famílias de Maniçoba e Itamotinga

(Foto: Pedro Angelo/PMJ)

A ação organizada pela Secretaria de Educação e Juventude do município foi realizada nesta sexta-feira (30). Famílias de alunos da Rede Municipal, em situação de vulnerabilidade socioeconômica receberam alimentos, roupas,  sapatos e materiais de higiene pessoal.

Estudantes e seus familiares também tiveram atendimentos socioassistenciais, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Foram realizados serviços de atualização e efetuação de novo cadastro no Cad Único, orientação a comunidade  sobre situações de violência e violação de direitos, identificação e encaminhamento para os serviços socioassistenciais.

A ação foi desenvolvida a partir de relatórios sobre estudantes com necessidades especiais da Rede Municipal, produzidos pela gestão das Escolas Municipais de Pontal e São Sebastião, que foram entregues a Secretaria de Educação (Seduc). O material apontou necessidades dos povoados de Pontal e Itaparica, que extrapolam o aspecto educacional.

Colaboradores do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão, da Seduc, arrecadaram os donativos na Secretaria e junto à sociedade civil para serem doados as famílias mapeadas nos dois distritos.

“A Educação tem também esse olhar para a realidade da comunidade em que o aluno está inserido. A partir do que identificamos nos relatórios, articulamos essa ação também com a participação da Sedes para ampliar esse atendimento às comunidades”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

O gestor das Escolas Municipais de Pontal e São Sebastião, Antônio Wanderley Santos, destacou a importância de enxergar  a comunidade em que a escola está inserida.

“Nós fazemos relatórios, e não dá para informar apenas  a cadeira que falta. A escola não é só cadeira, são todos que estão envolvidos, o pai, o aluno, o vizinho. Então, quando a gente chega e vê uma comunidade com outras necessidades, não tem como melhorar a escola, sem melhorar o seu entorno”, explicou Antônio.

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