Prefeitura de Petrolina afirma estar negociando reabertura do comércio com Estado

Prefeitura se manifestou sobre ato (Foto: ASCOM/PMP)

A Prefeitura de Petrolina encaminhou uma nota sobre a manifestação de alguns empresários da cidade nessa sexta-feira (22), os quais cobram a reabertura do comércio local. Segundo o Poder Executivo, a determinação de fechamento das lojas parte do Governo do Estado e que já está se discutindo a nível municipal a retomada gradual desse setor.

LEIA TAMBÉM

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

“Neste momento de pandemia, o comércio é regulado por decreto do Governo do Estado, o 48.834/2020. Ou seja, é o Estado quem proíbe a abertura. No entanto, a prefeitura já vem analisando formas de abrir gradualmente o setor, solicitando a devida liberação por parte do governo estadual. Para esta abertura, todos deverão seguir as normas de segurança sanitária, com regras e algumas restrições para evitar a disseminação do Coronavírus“, informa a nota.

Manifestação de hoje

A nota lembra ainda que ontem (21) a Prefeitura foi orientada pelos Ministérios Público de Pernambuco (MPPE), do Trabalho (MPT) e Federal (MPF) para “fazer cumprir todas as normas determinadas pelo governador Paulo Câmara para evitar aglomerações na cidade”.

Esse mesmo documento foi encaminhado à Polícia Militar de Pernambuco, através do 5º BPM e do 2º BIEsp. “Dessa vez, o posicionamento agrega o órgão federal e o Ministério do Trabalho, reforçando a necessidade de evitar aglomerações e funcionamento ilegal de serviços não essenciais […] O texto cita a intervenção das forças policiais se necessário para conter as aglomerações“, finaliza a nota.

Deixe uma resposta