Prefeitura de Petrolina confirma que Estado emprestou equipamentos do Hospital de Campanha para o município

No início da tarde desta quinta-feira (1º) o Blog Waldiney Passos publicou uma reportagem na qual o vereador petrolinense Wenderson Batista (DEM), mostrou através de um vídeo, vários equipamentos do Hospital de Campanha de Petrolina desativado pelo o governo de Pernambuco, no ano passado, encostados sem utilização.

Além disso, o edil afirmou ainda em tom de crítica, que o governador Paulo Câmara (PSB), supostamente, teria despachado os materiais para outras cidades ao invés de repassar para Petrolina. Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o Blog foi informado através de nota que os equipamentos foram doados, por parte do Estado à Prefeitura de Petrolina.

“O material remanescente, como monitores cardíacos, bombas de infusão, incentivadores respiratórios e eletrocardiógrafos, será absorvido na rede municipal de assistência aos usuários suspeitos e confirmados para o novo coronavírus com quadros mais leves”, diz a nota do governo do Estado.

Procurada pelo o Blog, a prefeitura de Petrolina confirmou, através de nota, o empréstimo dos materiais. Veja a seguir:

“Levando em consideração a força-tarefa em combate à pandemia, a Secretaria de Saúde de Petrolina esclarece que ao saber da retirada dos equipamentos que faziam parte do Hospital de Campanha do Estado que foi desativado, o município entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e solicitou que fossem cedidos alguns equipamentos, visto que, com a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e o aumento na procura por leitos intermediários, a gestão municipal está qualificando os leitos do Hospital de Campanha.

Com a aprovação da Secretaria Estadual, foi solicitada a lista dos equipamentos, sendo enviada a mesma através de e-mail pela secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

A Secretaria municipal esclarece que os equipamentos estão sendo cedidos ao município a título de empréstimo, e não são todos. Até o momento, a prefeitura ainda não recebeu os equipamentos que serão utilizados,” conclui a nota da prefeitura de Petrolina.

Deixe um comentário