Prefeitura de Petrolina reforça fiscalização para combater trabalho infantil nas feiras livres

(Foto: Ascom/PMP)

O simples fato de fazer um carrego de uma feira com um carrinho de mão, configura-se trabalho infantil. Para os especialistas, o trabalho infantil impacta negativamente na vida de crianças e adolescentes e pode atrapalhar o desenvolvimento infantil, causar danos psicológicos, físicos e ocasionar acidentes de trabalho.

Para evitar que isso aconteça em Petrolina, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), intensificou as ações de combate ao trabalho infantil nas feiras livres da cidade. A fiscalização está feita em todo o município.

Segundo secretário Jorge Assunção, da Sedesdh, durante as abordagens, crianças e adolescentes são identificados e as famílias são orientadas. Além disso, é feito um cadastro para que, posteriormente, seja realizada uma visita. “Quando é identificada a necessidade, a equipe encaminha a situação para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”, explica o secretário.

De outubro até o final de novembro, a equipe da Secretaria realizou cerca de 97 visitas e foram identificadas 38  crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O trabalho realizado está seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 exigidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, durante as ações, estão sendo distribuídas máscaras e álcool 70 para as crianças e adolescentes encontradas nessa condição.

Deixe um comentário