Professor da rede municipal desenvolve projeto de práticas esportivas e preservação do meio ambiente em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Com o projeto ‘Meu Esporte é uma Aventura’, o professor Elionaldo Bringel, da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA), está desenvolvendo com alunos do 8º e 9º anos, um trabalho que possibilita aprendizagem e vivências com o esporte de aventura na modalidade de Stand UP Paddle, e reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, os benefícios e os cuidados com as normas de segurança para a prática deste esporte.

O professor Elionaldo conta que os estudantes construíram sete pranchas de Stand UP Paddle utilizando garrafas PET, aproximadamente 420 garrafas, recolhidas no próprio bairro, que seriam descartadas no meio ambiente. “O esporte corporal de aventura da natureza é um tema bem atual, precisa ganhar força e ser sistematizado no ambiente escolar.  A escola mudou e o aluno mais ainda. Essa ideia surgiu da necessidade de dialogar com a Base Nacional Curricular Comum – BNCC e o Currículo de Educação Física da rede municipal de ensino de Juazeiro para proporcionar aos estudantes o conhecimento de um novo esporte, o cuidado com o meio ambiente, incentivo ao trabalho coletivo, o compromisso, companheirismo e autonomia dos alunos”, explicou o professor.

O professor aproveitou para agradecer o apoio do grupo de estudo e pesquisa GEPAFA da UNIVASF, a Marinha, Corpo de Bombeiros, Arca Sport, a equipe da Escola Terezinha, aos professores de Educação Física da rede, Jeferson Bartolomeu e Felipe Pitágoras e Secretaria de Educação e Juventude-SEDUC.

Após as pranchas ficarem prontas, o professor Elionaldo levou os estudantes para realizarem os testes no rio São Francisco, no trecho da Orla 2 da cidade. “Foi uma aula diferente e divertida. É um projeto maravilhoso, queremos mais aulas assim. Eu tenho muito orgulho do nosso professor”, disse a aluna Rayonara Santos.

Na atividade prática no rio, o professor e os estudantes receberam orientações da Marinha e do Corpo de Bombeiros, sobre os cuidados com a segurança desse tipo de esporte e o reconhecimento e demarcação do local. Os alunos também realizaram uma coleta seletiva nas margens do rio São Francisco.

Desde 2013, quando o professor Elionaldo entrou na rede municipal de Juazeiro, vem buscando metodologias ativas e que se aproximem dos reais interesses dos estudantes, colocando-os no centro da aprendizagem. Ele também é o idealizador do projeto ‘Eu preciso Sonhar’, que ganhou o Prêmio Professores do Brasil 2018 e Prêmio Parlim.

“Quero parabenizar e agradecer ao professor Elionaldo pelos projetos que vem desenvolvendo na rede municipal, que despertam as potencialidades dos alunos. Ele é merecedor de todos os prêmios que já recebeu e sabe que pode contar com o apoio da SEDUC, porque o foco da gestão do prefeito Paulo Bomfim é continuar melhorando cada dia mais a Educação do nosso município”, finalizou a secretária de Educação, Lucinete Alves.

Deixe um comentário