Professores de Juazeiro são capacitados para atuar nos Programas Se Liga e Acelera Brasil

professores jua capacitação

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro passam por capacitação inicial para trabalhar com os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que foram implantados no município desde 2010. O curso segue até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Formação de Professores – EFEJ, e está sendo ministrado por formadores do Instituto Ayrton Senna.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Simone Farias informou que participam do curso mais de 40 profissionais, que irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos. “O curso terá a duração de 40 horas. Após a capacitação, eles irão trabalhar com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto”, explicou.

Segundo Simone Farias, os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil tratam dos problemas já existentes, como o analfabetismo, a defasagem e o abandono, nas primeiras séries do ensino fundamental. O Se Liga é destinado para alunos não alfabetizados fora da idade série, e alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Já o Acelera Brasil combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência, e de acordo com o aproveitamento do aluno, ele pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências.

“Há sete anos a gestão do prefeito Isaac implantou os programas, e os bons resultados, a motivação dos educadores e alunos contribuem para a continuidade dos programas do Instituto Ayrton Senna, que fazem parte da política pública de correção de fluxo adotada pelo município. Hoje trabalhamos com 30 turmas do Se Liga e 22 turmas do Acelera Brasil”, concluiu a coordenadora.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta