Projetos de irrigação da Codevasf produziram mais de 3,7 milhões de toneladas de itens agrícolas em 2019

(Foto: Ilustração)

Mais de R$ 3 bilhões em valor bruto de produção (VBP) – isto é, a estimativa do valor total obtido pelos agricultores com a venda da produção agrícola – e cerca de 249 mil empregos diretos e indiretos. Esse foi o saldo alcançado, em 2019, pelos projetos públicos de irrigação implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia do rio São Francisco. Aproximadamente 3,7 milhões de toneladas de itens agrícolas, sobretudo frutas, foram produzidos nesses projetos. Os dados foram divulgados pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia.

“Temos observado, anualmente, um investimento em tecnologia por parte dos agricultores, o que proporciona melhoria na qualidade dos produtos oriundos dos projetos da Codevasf, trazendo, como consequência, agregação de valor”, destaca o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luís Napoleão Casado.

A área cultivada em 2019 foi de 99,6 mil hectares, favorecendo 11,4 mil famílias, a maioria produtores familiares, que representam mais de 10 mil. No período, o carro-chefe da produção agrícola continuou sendo a fruticultura irrigada, com destaque para uva, manga e banana, principais culturas do Vale do São Francisco, de acordo com o valor bruto de produção.

O pequeno produtor Laurismar Lopes de Souza, do projeto de irrigação Maniçoba, zona rural de Juazeiro (BA), cultiva em seu lote manga, coco e, em 2019, começou a apostar no plantio de uva. Parte dos 573 produtores, assentados no Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), começaram a apostar nessa produção, que até então se restringia aos produtores em grande escala, em lotes empresariais.

“É um plantio novo pra gente. Eu vejo amigos meus que trabalham com uva e sempre tenho informações positivas a respeito. Estou aprendendo a trabalhar com essa cultura e, se der certo, a tendência é aumentar mais a área de produção. Com plantio da uva, consigo colher duas vezes ao ano e ainda faço minha programação de poda”, explica Laurismar Lopes.

Sobre a produção animal, os projetos públicos de irrigação implantados pela Codevasf alcançaram uma produção de 5 mil toneladas, incluindo peixes, leite, carne e camarão, em uma área produtiva de quase 1 mil hectares. O valor bruto de produção alcançado nessa categoria foi de R$ 32,6 milhões, com destaque para projetos localizados no oeste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Deixe um comentário