Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Reajuste tarifário da Compesa deve ficar para 2019

Esperada para o começo desse ano, a revisão tarifária da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deverá sair apenas em 2019. De acordo com a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), a companhia já havia apresentado um novo estudo sobre a revisão, mas não há tempo hábil para concluí-lo em 2018.

A Compesa quer a revisão para corrigir a insuficiência no orçamento, a princípio de R$250,2 milhões. Segundo a companhia, a cada quatro anos há esse reajuste para o atual ano e o próximo ciclo. Na última revisão, em 2014, houve um acréscimo de 8,75% na conta de água.

“A revisão é muito importante, mas não necessariamente joga a tarifa para cima, depende muito da situação. Se temos circunstâncias desfavoráveis, como uma crise hídrica, com redução da oferta de água e gasto mais alto da empresa, em geral ela (a tarifa) fica maior (do que no reajuste)”, diz a coordenadora de reajustes da Arpe, Ângela Freitas.

Desde maio a Arpe autorizou a Compesa a aplicar um reajuste provisório de 2,78%, apenas para efeito de compensação da inflação. A companhia não quis comentar sobre a possibilidade de a revisão resultar na alta da conta de água.

Com informações do JC Online

Deixe uma resposta