Religião e tradição marcam a 76ª Missa do Vaqueiro em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a manhã de hoje (25) vaqueiros da região marcaram presença da 76ª Missa do Vaqueiro, que teve início com uma procissão e a celebração na Orla de Petrolina.

Antes da missa, no sábado (24) os vaqueiros participaram do Forró da Espora, que este ano voltou a ser realizada no estádio Paulo de Souza Coelho. A festa começou por volta das 21h, ao som do forró pé-de-serra dos trios Visão Musical, Novo Esquema e Sérgio do Forró. O espaço da festa é dividido em três: ‘Quem me quer’ para solteiros, ‘Já tem dono’ para casados e o ‘Rabo da gata’, que é o geral.

E neste domingo, a tradicional Missa do Vaqueiro começa às 9h, com uma procissão até as margens do Rio São Francisco, na orla de Petrolina, onde é celebrada missa pelo Padre José Guimarães, também vaqueiro. A celebração faz uma homenagem póstuma a todos que já faleceram. A homilia conta com os aboiadores Josélio e Edivaldo, Coral Aboio Serrita e Zezinho do Violão. Durante o ofertório, é feita a bênção dos arreios (instrumentos) dos vaqueiros: gibão, chocalho, guarda peito, perneira, chapéu, peitoral, luvas, botas, búzio (feito do chifre do boi), corda de laçar e cavalo. No final, por volta do meio-dia, é servido um almoço, seguido pelo show da dupla Sirano e Sirino.

Com informações do JC

Deixe um comentário