Renan Calheiros: em meio à crise, Senado garantiu avanços para o país

ADRENAN764  BSB -  10/11/2011   - DILMA / SUPER SIMPLES -  NACIONAL -  Senador Renan Calheiros lider do PMDB  antes da  solenidade de san‹o da lei que altera o Super Simples, no Pal‡cio do PLanalto em Bras’lia. FOTO: ANDRE DUSEK/AE

Segundo Renan, o Senado não fará parte da crise. (Foto: André Dusek)

Em pronunciamento à TV Senado que vai ao ar nesta sexta (15), às 13h30, o presidente do Senado, Renan Calheiros, fez um balanço do semestre legislativo. Ele ressaltou a capacidade da Casa de aprovar propostas relevantes mesmo em momento nacional tumultuado. Disse que o Senado é a solução para a crise e que, no segundo semestre, a boa produção legislativa será mantida, apesar das eleições municipais.

“Tenho procurado exercitar a separação dos Poderes. Sempre falei: não adianta, o Senado não fará parte da crise.O Senado é a solução para a crise. E ele está pacificado. Todos no Senado convivem muito bem e estamos mantendo a pauta de votações. A Agenda Brasil é uma prova disso: já são mais de 20 projetos aprovados. Também foi obra dos líderes das bancadas do Senado Federal a agenda emergencial com três projetos já incorporados ao programa do governo Michel Temer. Há divergências, claro, mas estamos buscando soluções. Colocando o dedo na ferida”.

No processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o Senado, garantiu Renan, se pautou pelo equilíbrio e pela legalidade, respeitando o direito à ampla defesa.

Por acreditar que o parlamentarismo permite respostas mais ágeis e eficazes, informou que pretende trabalhar por uma transição para esse sistema de governo.

Renan revelou que comemorou a eleição de Rodrigo Maia para a Presidência da Câmara por causa da experiência e da disposição do deputado para o diálogo. O senador pretende agora propor agendas complementares para as duas Casas, incluindo a reforma política.

“Desde a vitória de Aldo Rebelo, há exatos 11 anos, que não comemoro uma eleição para Presidência da Câmara dos Deputados como celebrei a eleição de Rodrigo Maia. Rodrigo Maia, como todos sabem, é um homem público à altura dos desafios atuais. Além da experiência de líder, ex-presidente de partido, cinco mandatos, trata-se de uma pessoa aberta ao diálogo e refratário a disputas improdutivas. Ele tem espírito publico, é correto e não olha apenas para o seu umbigo”.

Fonte Agência Senado

Deixe um comentário