Salgueiro ganha exposição fotográfica sobre a sanfona

exposição salgueiro

A exposição fotográfica O Fantástico Mundo das Sanfonas, sob a curadoria e pesquisa do jornalista Emanuel Andrade, está aberta para visitação na casa da Cultura Veremundo Soares. A amostra fica aberta ao público até dia 20 de maio, sempre de terça-feira à sábado. Foram reunidos trabalhos de cinco fotógrafos sertanejos de Pernambuco e Bahia, com registros de shows em festivais do gênero, rodas de sanfona além de músicos na intimidade do palco e de casa.

As fotos são assinadas pelos fotógrafos Ivan Cruz, Héliton Araújo, Gilson Pereira, Diego Fernandes e Regina Lima. Com uma proposta pedagógica, a exposição foca a trajetória da sanfona desde a criação do Sheng, na China por volta de 2.700, a. C, que originou o harmônio, a gaita de boca até chegar à sanfona que se popularizou no Brasil, principalmente no Nordeste.

exposição sanfona

São seis expositores no espaço que além de destacar a evolução do instrumento, conta com textos poéticos sobre a temática, xilogravuras, reportagens jornalísticas e letras de canções clássicas que evocam a sanfona. As imagens retratam grandes nomes da sanfona a exemplo de Dominguinhos, Oswaldinho, Toninho Ferragutti, Hermeto Pascoal, Camarão, Renato Borghetii, Pinto do Acordeon, Cesinha, Waldonys, artistas da região como Nêgo do Mestre, Danilo Pernambucano e Teresinha do Acordeon entre outros talentos. Como será itinerante, a exposição depois passará por Petrolina e Juazeiro (BA).

Um dos painéis registra momentos de apresentação de crianças e mulheres, especificamente, no festival de Salgueiro. Um baner de 4X4 metros  retrata imagens clássicas da MPB e tem à sua frente uma bancada com decoração focada em elementos domésticos como o bule de café, candeeiro, arupemba com espigas de milho, além de livretos de cordel.

A partir de junho a exposição deverá ser instalada em Petrolina e Juazeiro(BA).

Com informações Ascom

Deixe uma resposta