Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro proíbem fogueiras no São João

(Foto: Ilustração)

Assim como em 2020, não será possível acender fogueira no São João de 2021 nas cidades de Santa Maria da Boa Vista e de Salgueiro, ambas no Sertão pernambucano. Os municípios levaram em conta a determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ainda de 2020, para estender a medida a este ano.

Saúde dos pacientes na pandemia

O MPPE alerta que a fumaça das fogueiras agrava os sintomas gripais. Além disso, em plena pandemia, a fumaça também pode prejudicar o quadro clínico de pacientes com covid ou de pessoas em recuperação da doença. Em Santa Maria, além da proibição das fogueiras, os fogos de artifício também estão vetados.

“Fica proibido no âmbito do município o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifícios, em locais públicos ou privados, da Zona Urbana e da Zona Rural durante o período de festejos juninos, período compreendido entre a data de publicação deste Decreto e o dia 30 de Junho de 2021″, diz o decreto municipal.

Medida preventivas

A Prefeitura de Salgueiro também lembrou que além dos pacientes com covid, os fogos de artifício são prejudiciais a animais e crianças com autismo. “Essas são medidas importantes para preservar a saúde da população neste momento de pandemia, uma vez que a maioria dos pacientes sintomáticos com COVID-19 desenvolvem problemas respiratórios e a fumaça pode agravar esse quadro. Além disso, os fogos de artifício causam grande incômodo aos animais, bebês, idosos e autistas“, enfatizou.

Deixe um comentário