Secretaria de Assistência Social leva crianças e adolescentes à cinema em Petrolina

A magia do cinema tão comum para muitos, representa um “mundo novo” e cheio de encanto para aqueles que não têm acesso a essa arte. Foi justamente com essa definição, que Caroline Raicone narrou seu sentimento ao participar, pela primeira vez, de uma sessão de cinema em Petrolina. “Para muita gente, isso pode ser muito simples, mas para mim é um mundo novo. Eu moro aqui desde quando nasci e nunca tinha vindo nem no shopping. Agora eu vi de perto o que antes eu só ouvia falar”, disse a menina.

A viagem ao “mundo novo” foi possível através de uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina que tem o compromisso de promover o desenvolvimento social através da cultura por meio do programa ‘Meninos e Meninas de Todos Nós’. Na manhã desta sexta-feira (17), a Orient Cinemas, que é parceira do programa, organizou uma sessão especial para cerca de 50 crianças acompanhadas pelo programa. Na telona foi exibido o filme ‘O Poderoso Chefinho’ que despertou olhos atentos e encantados por toda a sala de cinema.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Gláucia Andrade, lembra que democratização do cinema envolve diversos fatores sociais. “Lembro que em 2019, a prova do Enem trouxe essa provação sobre o cinema e nós precisamos compreender que esse acesso passa por diversos fatores sociais. Nosso compromisso aqui é justamente entender e acabar com essas barreiras que afastam nossos meninos e meninas – assistidos pelos CRAS e Creas – das ferramentas de arte, educação e cultura”, disse.

Meninas e Meninos de Todos Nós:

A iniciativa envolve diferentes setores da sociedade, tais como o Conselho Tutelar, organizações sociais, instituições de educação, empresas privadas e a Prefeitura de Petrolina. O objetivo é o resgate social de crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade. As crianças passam por atividades no contraturno escolar, nas áreas de esporte, lazer, cultura e oficinas profissionalizantes. Para as crianças entre 7 e 13 anos, o programa prevê atividades lúdicas, recreativas e esportivas. Já os adolescentes e jovens na faixa etária entre 14 e 21 anos terão também capacitações e cursos técnicos para a inserção na vida social e profissional.

Deixe um comentário