SEMAURB intensifica apreensões de animais e retirada de abelhas em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Durante o mês de outubro, as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) estiveram voltadas para apreensões de animais de médio e grande porte que circulavam pela zona urbana e bairros de Juazeiro. Outro ponto intensificado pela secretaria foi a retirada de abelhas presentes em locais públicos e residências, esta ação é em parceira com o ‘Projeto Abelha Viva’ que desde 2016 vem capturando estes insetos da área urbana e direcionando para apiários na zona rural.

Até quinta-feira (31), foram apreendidos 15 animais de médio e grande porte. As espécies mais recolhidas são: cavalos, jumentos e burros. De janeiro até a presente data, mais de 160 animais já foram recolhidos das vias públicas. De acordo com o Art 74 do Código de Polícia Administrativo, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais  só saem mediante pagamento de multa que é aplicada por unidade. As multas têm uma variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25.

Quanto ao trabalho de retirada das abelhas, este acontece em parceria com o ‘Projeto Abelha Viva’ e retirou 10 enxames ao longo dos 31 dias de outubro, estes distribuídos nos bairros: João Paulo II, Alagadiço, Alto da Maravilha, Piranga, Maria Gorete, Santo Antônio, Dom José Rodrigues, Antônio Guilhermino e na noite desta quinta-feira (31) foi feita a remoção de um enxame presente no Cemitério Central da cidade.

Maria de Lurdes Andrade é moradora do bairro João Paulo II e fala sobre os cuidados do município para com a retirada das abelhas. “Não tinha conhecimento do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. No ano passado tivemos a presença das abelhas e acionamos o Corpo de Bombeiros, este ano novamente elas apareceram e nos indicaram a SEMAURB. Fiquei surpresa e satisfeita, pois estamos vendo que agora realmente o enxame foi removido e surpresos com a quantidade de mel que havia. O apicultor foi muito atencioso e eu só tenho a agradecer a toda a equipe e a Prefeitura por este trabalho”, descreveu.

O cidadão juazeirense que queira realizar alguma denúncia sobre presença de animais de médio e grande porte ou de abelhas em algum lugar da cidade pode entrar em contato com a SEMAURB, através do telefone (74) 3612 3581 ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.

Deixe uma resposta