Senhor do Bonfim: Justiça libera tradicional guerra de espadas no São João

(Foto: Ilustração)

A guerra de espadas, tradicional evento que acontece no São João de Senhor do Bonfim (BA) vai acontecer. De acordo com o Bahia Notícias, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) liberou o evento, mas apenas em três ruas da cidade.

No texto apresentado nesta quarta-feira (22), o Juiz de Direito  1º substituto da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, ressaltou que “Ante o exposto, com fundamento no art. 649 do Código de Processo Penal, CONCEDO em parte a ordem requerida, para determinar que as autoridades policiais civis e militares se abstenham de prender em flagrante pessoas que estejam, no dia 23 de junho de 2022, portando ou empregando o uso do artefato conhecido como “espada” nas ruas que costumam ser palco do evento: ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, na cidade de Senhor do Bonfim”.

A ação foi movida pelos espadeiros do município. O argumento utilizado foi o de que a tradição não pode ser considerada crime. Apesar da importância para o turismo e economia da cidade, há uma lei proibindo as guerras por apresentarem risco à vida.

Deixe um comentário