SES descarta cinco casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Pacientes já foram liberados (Foto: Ascom/SES)

Dos 10 casos notificados como suspeitos de coronavírus em Pernambuco, cinco já foram descartados. A informação foi repassada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em um novo boletim divulgado nesse sábado (29). De acordo com o Governo do Estado, os pacientes são residentes do Recife (7, sendo 4 em investigação e 3 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação) e 1 na Itália (descartado).

Todos os cinco descartados já receberam alta médica. Os que ainda continuam suspeitos estão isolados, mas constantemente monitorados pela SES. São quatro casos na capital e um em Jaboatão.

A SES informou ainda que as análises laboratoriais estão sendo realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência para o exame específico para coronavírus.

Confira a seguir os dados dos pacientes:

1 – Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França – chegou ao Estado em 12.02. Notificado na quarta (26.02). Foi positivo para influenza B – exame realizado Lacen-PE.

Apresentou febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal. Já recebeu alta.

2 – Mulher, de 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem para Itália – chegou em 25.02, quando foi notificada. Os exames laboratoriais, realizados pelo Lacen-PE e Instituto Evandro Chagas deram negativos para mais de 10 vírus respiratórios, como influenza, parainfluenza, adonovírus, VSR, rinovírus e covid-19.

Paciente atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo encaminhada para o Huoc e recebendo alta nesta sexta (28.02). Apresentou febre, tosse e dor de garganta.

3 – Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália – chegou ao Estado em 14.02. Notificação na quarta (26.02). Foi positivo para influenza A(H1N1) – exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar. Após internamento no Huoc, recebeu alta hospitalar nesta sexta (28.02).

4 e 5 – Homem, 32, e mulher, 25, moradores do Recife, que foram contactantes do homem de 24 anos (residente na Itália). Os dois foram notificados na quinta (27.02) após apresentarem sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Com o descarte do caso do residente na Itália, ambos também foram descartados.

Os casos em investigação:

1 – Mulher, 30 anos, moradora do Recife com viagem para Itália – chegou em 27.02. Notificada na quinta (27.02).

Apresentou febre, tosse, dor de cabeça, coriza e fraqueza. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberada para isolamento domiciliar.

2 – Homem, 36 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália – chegou em 27.02. Notificado em 27.02.

Apresentou febre, tosse, dor de cabeça e fraqueza. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberado para isolamento domiciliar.

3 – Homem, 32 anos, morador de Recife com histórico de viagem à Itália – chegou em 24.02. Notificado nesta quinta-feira (27.02).

Apresentou febre, dor de garganta e coriza. Após internamento no Huoc, está recebendo as devidas recomendações e receberá alta ainda nesta sexta (28.02), para isolamento domiciliar.

4 – Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, com histórico de viagem para Itália – chegou em 17.02. Notificada nesta quinta-feira (27.02).

Apresentou febre, tosse, dor de garganta e cefaléia. Após internamento no Huoc, está recebendo as devidas recomendações e receberá alta ainda nesta sexta (28.02), para isolamento domiciliar.

5 – Homem, 37 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália – chegou em 20.02. Notificado nesta quinta-feira (27.02).

Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Fez coleta de material para as análises em laboratório. Continua em isolamento no Huoc.

Deixe um comentário