‘Sexta sem Aedes’ campanha atende o bairro São Gonçalo, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A campanha “Sexta sem Aedes”, das esquipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram atendimento no bairro São Gonçalo, nesta sexta-feira (9). A ação, que começou no mês de janeiro, utiliza dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) dando prioridade as localidades com os índices mais elevados.

O objetivo da campanha é reforçar a conscientização da população quanto à gravidade e à responsabilidade do cidadão no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os agentes de endemias fazem buscas em residências, escolas e órgãos públicos para eliminar possíveis criadouros do mosquito. É realizado também um trabalho de educação, através de panfletos, orientando os moradores sobre a prevenção e os prejuízos que a picada do Aedes pode trazer para a saúde humana.

“Em menos de 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Precisamos da ajuda de cada cidadão, cada um é responsável por combater o mosquito na sua casa e ainda alertar o vizinho.”, destacou a gerente do setor de endemias, Aynoanne Barbosa.

Deixe uma resposta