Sindicato emite nota de repúdio à vereadora Mª Elena por críticas a profissionais da UBS do bairro Areia Branca

Na sessão do dia 16 de novembro a vereadora Maria Elena de Alencar (MDB) teceu críticas aos profissionais da saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio, no bairro Areia Branca, em Petrolina. Mas a fala da edil não passou batida pela categoria, que emitiu uma nota de repúdio à edil.

Na terça-feira retrasada, a vereadora subiu até a Tribuna Livre e afirmou que “Quando você vai pra UBS de Areia Branca têm umas funcionárias que acham que são eternas, porque são concursadas, porque tratam as pessoas mal, com desdém. A pessoa fotografa e [a funcionária] fala que vai processar”.

Elena disse que visitou a UBS e presenciou “informações desencontradas, principalmente em relação às vacinas” e que, por exemplo, na Unidade da Vila Eduardo o “atendimento é uma maravilha”.

A fala não repercutiu positivamente. O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco emitiu uma nota, alegando que a fala de Elena “atinge de forma acintosa, o trabalho dos servidores municipais”.

Confira a seguir a nota:

Vimos manifestar, com veemência, o nosso repúdio às declarações contraditórias, desrespeitosas e injustas da vereadora Maria Helena, que atinge, de forma acintosa, o trabalho dos servidores municipais da UBS Dr. Manoel Possídio (Areia Branca).

A mesma relatou em tribuna, terça-feira (16/11/21), que anda na UBS Vila Eduardo e que é maravilhoso, porém na UBS da Areia Branca existem profissionais que acham que são estrelas, porque são concursadas e tratam as pessoas mal, com desdém. Fala também que se algum usuário for tirar foto, o servidor avisa que vai processar.

Esse tipo de vilania merece ser desconsiderada, uma vez que a mesma não condiz com a realidade dos servidores da unidade. A vereadora generalizou e tentou desmoralizar estes com o seu relato. Maria Helena também se contradiz da sua fala anterior quando afirma que fez visita na unidade da Areia Branca, mas que não presenciou nenhum tipo de mal atendimento.

Com relação ao fato dos servidores negarem ser fotografados, afirmamos que conforme o Artigo 21 do Código de Ética da Enfermagem, o profissional tem o direito de negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.

Vale lembrar que, conforme legislação vigente, desrespeitar o servidor no exercício de sua função é crime, podendo levar inclusive à prisão.

Repudiamos o desrespeito ao servidor público concursado, o qual se encontra exercendo suas atribuições com compromisso, respeito e responsabilidade, principalmente neste tempo de Pandemia”.

Deixe um comentário