Bancada de situação cobra Governo de Pernambuco sobre repasses ao Hospital Dom Tomás

Para vereadores da situação, Governo do Estado é o responsável por falta de medicamentos no HDT (Foto: Blog Waldiney Passos)

A realidade do Hospital Dom Tomás (HDT), referência no tratamento de pacientes com câncer em Petrolina e Bahia é delicada. Há exatamente um mês o Blog Waldiney Passos mostrou com exclusividade a falta de medicamentos a pacientes de quimioterapia e nada mudou até o momento.

Sem medicamentos os doentes estão com seu tratamento prejudicado e na visão dos vereadores da bancada governista de Petrolina, a culpa é do Governo do Estado. “O Hospital Dom Tomás é de referência, atende não só Petrolina, mas toda região. Da Bahia ao Piauí e chegou a hora dessa Casa chamar atenção dos deputados que estão pertinho do governador Paulo Câmara, pra que eles cobrem uma emenda do senador Fernando Bezerra Coelho que está lá no Estado. [A verba] não é do Estado, é do Governo Federal”, disse Zenildo Nunes (PSB).

LEIA TAMBÉM:

Segundo APAMI, Governo do Estado não fez repasse de recursos liberados em 2016

Secretaria Estadual de Saúde se pronuncia sobre falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Presidente em exercício na sessão de quinta-feira (28), Ronaldo Souza (PTB) afirmou que a Comissão de Saúde da Câmara constatou o “colapso” da unidade e em seguida, Manoel da Acosap (PTB) apresentou um breve relatório da análise feita pelos colegas.

Hospital Dom Tomás/ APAMI. (Foto: Blog Waldiney Passos)

“O Hospital Dom Tomás atende hoje 63 municípios, 30 na Bahia, 30 em Pernambuco e três no Piauí, tem cadastrados 16 mil pacientes de câncer que fazem tratamento e recebem medicação. Somente oito mil estão em Petrolina”, disse Manoel.

Débito e falta de repasse

Com uma receita anual de R$ 3 milhões e débitos atuais em torno de R$ 2 milhões, Manoel afirmou que o Governo do Estado não repassou verbas de emendas parlamentares do ex-deputado federal Adalberto Cavalcanti e do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). “O Estado devolveu o dinheiro a união, preferiu devolver para não repassar a APAMI”, disparou Manoel.

Outro lado

Após a sessão de ontem o Blog Waldiney Passos recebeu uma nota da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) que reforçava a fala dos vereadores. Nossa produção procurou a secretaria Estadual de Saúde (SES), para ouvir o Governo de Pernambuco a respeito das críticas. Contudo, até o momento a secretaria não retornou nossos questionamentos. Reiteramos que o espaço segue aberto aos esclarecimentos.

Deixe um comentário