Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Solenidade na Codevasf marca inauguração de Bloco Administrativo Osvaldo Coelho

Solenidade marcou inauguração de Bloco Administrativo, entrega do Pontal entre outros serviços (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de adiar sua visita a Petrolina, prevista para acontecer na última sexta-feira (30), o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua cumpriu uma extensa agenda de compromissos na cidade nessa manhã (3). Acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do deputado estadual eleito Antônio Coelho (DEM) e do prefeito Miguel Coelho, Pádua inaugurou o Bloco Administrativo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que levará o nome do deputado federal Osvaldo Coelho.

Além da inauguração, Pádua aproveitou sua passagem para inaugurar a automação do sistema de operação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho (PNC)/Núcleo C1, anunciar o lançamento de editais e autorizações para investimentos nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de sete municípios, assinar a autorização para a construção do prédio anexo na sede da Codevasf, a licitação para o abatedouro frigorífico de Dormentes, assinar convênios para a abertura de poços artesianos, reforma e revitalização das feiras da Cohab Massangano e da Areia Branca e pavimentação de vias no Projeto de Irrigação Maria Tereza/Petrolina.

Abatedouro de caprinos e ovinos em Dormentes

Outro item presente na pauta era a entrega dos títulos de posse dos 299 colonos e 19 empresas no Projeto Pontal. Superintendente da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro foi o primeiro a discursar na solenidade e celebrou a implantação do abatedouro em Dormentes. “Hoje o senhor está fechando com chave de ouro a implantação de um abatedouro no município de Dormentes que terá toda a documentação exigida pelo ministério”, disse.

Em uma rápida fala, Antônio Coelho lembrou a luta dos sertanejos e o principal responsável por tornar as terras do Sertão em grandes produtoras de frutas: a irrigação. “Nossa história de determinação pode ser resumida em uma palavra: irrigação. Ela junta a importância da força política, do empreendedorismo e resiliência”, afirmou.

Legado de doutor Osvaldo

Filho de Osvaldo Coelho, o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho classificou a Codevasf como uma pérola e lembrou o legado do seu pai. “Toda vez que se dizia ‘deputado o senhor fez isso ou aquilo’ ele dizia ‘não, foram os eleitores que me deram confiança’. Ele dividia os feitos dele com as pessoas”, lembrou Guilherme.

Responsável pela homenagem a Osvaldo Coelho, o senador Fernando Bezerra também lembrou o legado político de doutor Osvaldo e sua luta para tornar o Pontal uma realidade. “Não bastava apenas [mudar] o nome ao projeto Pontal [para Osvaldo Coelho], porque o projeto Pontal era o sonho dele que começou em 92. Enquanto deputado federal ele lutou para conseguir os recursos”, disse.

Convênio para melhoria das feiras livres de Petrolina e pavimentação na zona rural

Miguel Coelho destacou os convênios firmados com o Governo Federal, como o que resultará nas melhorias das feiras livres municipais e ratificou o compromisso de sua gestão em valorizar o trabalhador. “O que a gente vinha no passado era uma política de perseguição aos feirantes e hoje a gente celebra um convênio”, afirmou.

Também presente na solenidade, o presidente da Codevasf, Antônio Avelino aproveitou sua fala para vangloriar a força política de Petrolina. “A mensagem deixada pelo seu pai para cuidar dos menos favorecidos“, pontuou. Último a falar, o ministro Pádua classificou Petrolina como uma cidade privilegiada. “Hoje nós temos o maior projeto de irrigação do país”, finalizou. No total, foram destinados R$ 30 milhões em investimentos no Sertão.

Deixe uma resposta