Solidariedade marca culminância das atividades do ‘Outubro Rosa’ em Petrolina

(Foto: ASCOM)

O movimento de combate ao câncer de mama conhecido como ‘Outubro Rosa’, surgiu com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, que é o segundo mais frequente no mundo.

Ciente da importância desta iniciativa, a secretaria de Saúde de Petrolina desenvolveu uma série de ações durante o mês de outubro, tendo sua culminância na manhã desta sexta-feira (27), na Praça do Bambuzinho.

Diversos serviços foram ofertados, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, distribuição de preservativos, avaliação nutricional, palestra sobre cuidados básicos em primeiros socorros com o SAMU e orientações educativas sobre violência contra a mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher e de cuidados no trânsito, realizado pela Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (Ammpla).

Mas o que marcou mesmo a ação de hoje foi a solidariedade. O Senac, outro parceiro do evento, realizou cortes de cabelos gratuitos voltados para a doação a pacientes com câncer. Maridalva Araújo foi uma das doadoras que cortou as longas madeixas.

“Estou com o coração feliz. O cabelo é a autoestima da mulher, e só de saber que eu estou fazendo o bem, que meu cabelo vai ajudar alguém que está num momento frágil, eu fico satisfeita”, ressaltou a dona de casa, exibindo o novo visual. Houve ainda doação de lenços, tanto por parte da população, como pela Infraero, que esteve presente no local com os acessórios arrecadados em campanha feita no Aeroporto de Petrolina.

“Não poderíamos encerrar este mês de forma melhor, oferecendo serviços à população e recebendo doações de lenços e cabelos que farão a diferença na vida de pessoas com câncer. A sensação é de dever cumprido. Desde o início do mês realizamos palestras educativas e iniciamos um mutirão de mamografias que segue até novembro, com a intenção de conscientizar a população quanto à importância da prevenção do câncer de mama, e esperamos que as mulheres continuem se cuidando, inclusive fazendo o autoexame”, destacou a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.

Deixe um comentário