Sorteio define distribuição das seleções que disputarão o Campeonato Interdistrital de Juazeiro

O superintendente de esportes Gilberto Pacheco recebeu nesta terça-feira (13), na sala de reuniões da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), os representantes dos oito distritos que irão disputar o troféu de campeão do 29º Campeonato Interdistrital do Município de Juazeiro, que acontece pela 11ª vez, consecutivamente.

Na oportunidade, foi realizado o sorteio que definiu a distribuição das seleções nos dois grupos. A primeira rodada, que envolve a participação de todas as equipes, será realizada no dia 22 de setembro, no campo do distrito de Itamotinga. Os jogos da primeira rodada também foram definidos em sorteio.

De acordo com o superintendente de Esportes, a realização do Interdistrital é um compromisso da gestão do prefeito Paulo Bomfim com as comunidades do interior. “Nós realizamos o Interdistrital com dois objetivos, promover o esporte e integrar os distritos. Também procuramos elaborar um regulamento inteligente e justo, que proporcione um melhor desempenho das equipes nos seus jogos”, declarou Gilberto Pachêco.

Regulamento

A forma de disputa é simples: na primeira fase, também chamada de fase de grupos ou fase classificatória, as seleções se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos, em jogos de ida e volta, se classificando as duas melhores de cada grupo. Nessa fase, cada seleção faz seis jogos.

Na segunda fase, ou fase semifinal, o cruzamento será feito da seguinte maneira: o número 1 do grupo A encara o número 2 do grupo B; e o número 1 do grupo B, enfrenta o número 2 do grupo A. Assim como na primeira fase, aqui os jogos serão no sistema ‘ida e volta’, totalizando dois jogos para cada equipe.

Os dois vencedores dos confrontos da fase semifinal – ou segunda fase, se habilitam a disputar o troféu de campeão em dois jogos, no sistema ‘ida e volta’, sendo que a seleção de melhor campanha ao longo do campeonato ganha o direito de sediar a decisão em seu mando de campo. Em resumo, as duas equipes que chegarem à final, terão atuado em 10 jogos ao longo da competição.

De Distrital a Interdistrital

Disputado desde 1990, com o nome de Campeonato Distrital quando o distrito de Carnaíba se tornou o primeiro campeão ao vencer Juremal na decisão, a partir de 2009 a competição mudou a nomenclatura para Campeonato Interdistrital, e passou a integrar o calendário oficial do município, através da Lei nº 2021/2009, de 2 de abril de 2009.

Passados 29 anos de sucesso, o distrito do Junco, no Salitre lidera a tabela de campeões com nove títulos, seguido de perto pelo atual campeão Itamotinga, com seis troféus.

Deixe uma resposta