Unidade Móvel da Defensoria Pública da Bahia atende moradores da zona rural de Juazeiro; próxima parada será em Uauá

(Foto: Ascom)

Seja na zona urbana ou na zona rural, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA não mede distância para atender quem mais precisa. E na última terça-feira (7), o projeto avançou pela zona rural, e, em meio ao semiárido, chegou ao povoado de Campos dos Cavalos, no distrito do Salitre, em Juazeiro (BA). O atendimento foi realizado em três horas e, durante este período, foram atendidos 15 moradores.

Além das orientações jurídicas, retificações de registro civil, exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade e encaminhamentos para outros órgãos, o destaque foi o lançamento da edição 2019 da campanha da Ação Cidadã Ame e Adote, que é realizada durante todo o ano e intensificada sempre no mês de maio, quando é comemorado o Dia das Mães.

Fazendo jus à ideia da campanha, que este ano destaca que “adotar é reconhecer o amor que já existe em você”, a técnica em enfermagem F.L.F., de 42 anos, aproveitou a ida da Defensoria para a comunidade de Campos dos Cavalos para buscar orientação sobre como adotar o seu tão esperado filho.

“O tempo está correndo e não consigo engravidar. Depois de muitas tentativas, resolvi buscar orientação sobre o que fazer para adotar, quais os requisitos e a documentação necessária. Estou decidida a adotar e dedicar a esse filho ou filha todo amor que tenho em meu coração”, contou a técnica ao coordenador da 5ª Regional da Defensoria – Juazeiro, André Lima Cerqueira, que explicou o passo a passo e tirou todas as dúvidas da futura mamãe. “A adoção é um ato irrevogável. O primeiro passo é reunir todos os documentos necessários e, em seguida, passar a fazer parte de um cadastro de adoção, que reúne todas as suas informações”, explicou o coordenador.

O atendimento em Campos dos Cavalos também contou com a atuação do defensor público Tarcísio Teles Fonseca e dos servidores e estagiários de Juazeiro e Salvador (BA). Amanhã (9), a Unidade Móvel estará no município de Uauá (BA), e atenderá aos moradores na Praça São João Batista (em frente à Igreja), das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Deixe uma resposta