Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

UPAE/IMIP de Petrolina atualiza cartão de vacina de funcionários e colaboradores

(Foto: ASCOM)

O setor de epidemiologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), em parceria com a educação permanente, engenharia de segurança e medicina do trabalho, realizou a atualização do cartão de vacina dos funcionários e colaboradores do serviço.

A ação começou no dia 27 de setembro e encerrou nesta segunda-feira (1º), atingindo 189 profissionais da saúde. Foram oferecidas as vacinas de Hepatite B, dT (antitetânica) e a Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola).

De acordo com a Norma Regulamentadora – NR32, do Ministério do Trabalho e Emprego, a vacinação faz parte da biossegurança, devendo, inclusive, ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador. “A imunização é uma forma importante de prevenção primária e essa prática deve fazer parte da rotina de empregados e empregadores”, defende a enfermeira Andreska Souza.

“A instituição e a manutenção de programas de imunização, como é feito na UPAE, não apenas reduzem substancialmente o número de profissionais suscetíveis como também protegem os próprios pacientes. Então, os benefícios são para todos”, acredita a enfermeira da epidemiologia, Isadora Rodrigues.

O risco de transmissão intra-hospitalar, ou nos serviços de saúde, é sempre muito alto, por isso os profissionais expostos a riscos biológicos devem estar com a carteira de vacinação em dia. Medidas como essa podem prevenir um surto de doenças antigamente erradicadas, como o sarampo.

Deixe uma resposta