UPAE se prepara para cantata de Natal

(Foto: divulgação)

Enquanto o grande dia não chega, as crianças se divertem nos ensaios que acontecem todos os sábados na UPAE, das 9h30 às 11h. (Foto: divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) irá realizar a Cantata de Natal com alunos do Petrape e filhos (e/ou parentes) de funcionários. A data prevista para realização do evento é 16 de dezembro e “esta segunda edição promete novidades”, já adianta a professora de música e voluntária do projeto, Valquíria Freitas.

Para que tudo saia de acordo com o planejado, os ensaios começaram com bastante antecedência. “O nosso primeiro encontro esse ano foi no dia 17 de setembro. Queremos realizar uma festa ainda mais bonita e para superar o resultado do ano passado precisamos nos esforçar muito”, relata bem-humorada. Por conta da antecipação, além dos números musicais, acontecerá uma montagem teatral. “Esse ano iremos além, pois tivemos mais tempo para preparar o espetáculo. A nossa expectativa é alta e as crianças estão animadas”, revela a maestrina.

De acordo com Valquíria, que é licenciada em Música pela Universidade Federal do Ceará, a iniciativa tem um poder transformador. “Nós canalizamos a energia dessas crianças para uma atividade lúdica e educativa. Através da música nós ensinamos a elas disciplina, respeito ao próximo, compromisso, paciência e responsabilidade. No dia da apresentação eles se sentem felizes, prestigiados e valorizados, mas, sem dúvida, o maior legado é o da aprendizagem”, acredita.

“Recebemos esse desafio no ano passado da nossa coordenadora geral, Magnilde Alves, e aceitamos com muito entusiasmo. O sucesso foi tanto que o projeto virou a nossa ‘menina dos olhos’. Foi gravado um CD que ficou de lembrança e queremos repetir a fórmula pelas próximas edições. Estamos preparando um momento lindo e que vai emocionar a todos”, destaca a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

Enquanto o grande dia não chega, as crianças se divertem nos ensaios que acontecem todos os sábados na UPAE, das 9h30 às 11h. Ana Vitória, de 12 anos, representa o grupo dos funcionários e diz que passa a semana esperando pelo encontro: “Fico triste quando acontece algo e não posso comparecer. A minha alegria do final de semana é participar dos ensaios. Eu já cantava no chuveiro, agora estou aprendendo técnicas e ficando mais afinada. Participei no ano passado, esse ano e já garanti minha vaga para 2017”. Antônio José da Silva mora no Petrape há dois anos e também está participando pela segunda vez: “Aqui encontro amigos, aprendo coisas novas e me divirto. Quero participar sempre”. Se depender do entusiasmo da garotada, o sucesso da 2ª edição da Cantata já está garantido.

Deixe uma resposta