URGENTE: Prefeitura de Juazeiro anuncia fechamento do comércio a partir de segunda-feira

Crescimento de casos confirmados levou a revogação do decreto municipal (Foto: Blog Waldiney Passos)

A partir de segunda-feira (22) fica determinado o fechamento do comércio de Juazeiro (BA) até pelo menos 30 de junho. A medida foi anunciada na manhã desse sábado (20) pelo prefeito Paulo Bomfim durante coletiva de imprensa. Bomfim também anunciou que o toque de recolher passará a vigorar em novo horário, das 20h às 5h.

A reabertura do comércio foi iniciada no dia 1º de junho e de lá pra cá a cidade registrou um salto nas confirmações. Até 30 de maio eram 72 pacientes infectados e apenas quatro mortes. “No boletim de ontem foram 331 casos, nesses 19 dias nós evoluímos 272 casos. A coisa começou a ficar muito séria e infelizmente eu venho aqui anunciar o fechamento do comércio. Não estou culpando o comércio pela quantidade dos casos”, afirmou o gestor.

O que abre e fecha com o decreto

Diante das medidas anunciadas hoje poderão funcionar:

  • de segunda à quarta-feira: lojas de material de construção, de limpeza e higiene em geral; loja de defensivos e insumos agrícolas.
  • de segunda à sexta-feira (exceto sábado, domingo e feriados): mercadinhos, supermercados, hipermercados e açougues.

  • Seguirão com o funcionamento normal: farmácias, padarias, bancos, lotéricas, correspondentes bancários, comércio de material hospitalar, serviços e comércio da saúde animal, clínicas médicas, oficinas de máquinas agrícolas e manutenção de veículos leves, depósito de água e gás de cozinha, postos de combustível, serviço de transporte e armazenamento de mercadoria, central de distribuição, lava-jato, lavanderias e serviços e comércio ligados à saúde.

Esses setores devem obedecer as normas da vigilância sanitária e epidemiológica. O uso de máscaras segue obrigatório, as lojas devem ofertar álcool em gel e também aferir a temperatura de clientes; e respeitar a distância de 2 metros e limitação de pessoas nas lojas.

O que deve fechar a partir de segunda-feira

Ficarão fechados pelo menos até 30/06:

  • mercados públicos, ferias livres, camelódromos, salões de beleza, centros estéticos, bares e restaurantes (apenas por delivery), atendimento ao público em repartições públicas, galerias e o Juá Garden Shopping (apenas farmácia e casa lotérica, restaurantes da Praça de Alimentação apenas por delivery);
  • parques públicos, clubes, academias públicas e privadas, realização de missas, celebrações religiosas também estão suspensas. O transporte coletivo continua vigorando as medidas já anunciadas no início da pandemia. A zona azul será suspensa.
  • Em relação às aulas na rede pública e privada a suspensão será prorrogada até o final do mês, com o intervalo do recesso escolar vigorando nos próximos dias. A partir de julho será retomada a distribuição dos kits de merenda escolar.

2 Comentários

Deixe um comentário