Vacina Oxford-AstraZeneca será distribuída para os estados neste sábado

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Brasil recebeu nesta sexta-feira (22) 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A carga chegou em um voo da Emirates que pousou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo às 17h20 dessa sexta. Em seguida a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde chegou às 22h.

A expectativa é que na tarde deste sábado (23), as doses comecem a ser distribuídas para os estados para reforçar o primeiro lote enviado esta semana que já está sendo aplicado nos grupos prioritários. As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a chegada das 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford ao Brasil. Ele disse que foram “negociadas pelo Ministério da Saúde e [a vacina já foi] adquirida também por um grande número de países”.

Fonte: Agência Brasil

 

Deixe um comentário