Uma petrolinense na Galeria de Lutas da Mulher Pernambucana

maria elena galeria 3

A vereadora, do PSB de Petrolina, foi uma das homenageadas na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada na última semana em Gravatá-PE. O debate premiou algumas mulheres que se destacam na luta e busca de conquistas de gênero no estado. A vereadora é uma das mulheres a integrar a Galeria de Lutas da Mulher Pernambucana.

Também foram agraciadas com a mesma homenagem a ex-secretária estadual da Mulher, a socióloga Cristina Buarque, e a combativa ex-deputada federal Cristina Tavares, jornalista e que ficou conhecida por suas lutas inclusivas nas décadas de 1970 e 1980.

Maria Elena fez questão de agradecer à Secretaria da Mulher pela lembrança do seu nome nesta Galeria e enaltecer a luta de todas as mulheres pernambucanas e em especial, as sertanejas, principalmente de Petrolina e região. Para ela, é um reconhecimento emblemático e importante que só fortalece a continuidade das lutas por direitos e o empoderamento da mulher em todo o estado e do sertão, em especial.

“Fiz questão de ressaltar em minhas palavras de agradecimento durante o momento do recebimento da homenagem, nomes de mulheres tão merecedoras dessa honraria. Dediquei a conquista a elas, a exemplo da ativista política, Marici Amador, uma de nossas principais referências na luta pela igualdade de gênero”, ressaltou.

 Conforme Elena, Marici Amador foi pioneira nas lutas de gênero em Petrolina e região. “Como ativista política, militou com grande destaque dentro do antigo Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Foi uma mulher à frente de seu tempo e a tenho como um de minhas inspirações na luta diária pela defesa dos direitos da mulher da nossa cidade e do nosso estado”, concluiu a vereadora.

Deixe uma resposta