Voluntários conhecem formas criativas e inovadoras de incentivo à solidariedade em Petrolina

(Foto: Ascom)

Durante dois dias, mais de 70 representantes de vários projetos solidários participaram de uma imersão de conhecimento para aprender e multiplicar formas inovadoras e criativas de fazer o bem. Organizada pelo ‘Transforma Petrolina’ nesta segunda (22) e terça (23), o “Workshop do Bem” trouxe ao município sertanejo especialistas em empreendedorismo social para conversar sobre comunicação, inovação, engajamento e histórias de sucesso em comunidades impactadas pelo voluntariado.

No primeiro dia, os voluntários debateram sobre práticas inovadoras em ações sociais com Pedro Verda, gestor educacional do Porto Social. Ainda foram apresentadas pelo CEO do Porto Social, Daniel Luzz, técnicas de marketing e de envolvimento nas redes sociais para atrair mais pessoas e interesse por uma causa social. Por fim, o coordenador do Transforma Brasil, Yablans Nascimento, detalhou os processos para tornar uma instituição solidária mais organizada e eficiente na gestão e engajamento do voluntariado.

O voluntário Temir Santos foi um dos participantes das 11 horas de imersão do Workshop do Bem. Para ele, as atividades proporcionaram, além do conhecimento, a possibilidade de trocar experiências com entidades solidárias. “O workshop nos mostrou que, com algumas medidas de inovação e gestão, é possível nosso trabalho ser sustentável. Além disso, o Transforma Petrolina tem nos possibilitado esse desenvolvimento de relações e formação de rede, fazendo com que conheçamos os projetos da cidade nesse setor”, ressaltou o voluntário do projeto Água para os Irmãos com Sede.

Para a articuladora do Transforma Petrolina, Kátia Carvalho, o encontro foi importante para aproximar as instituições solidárias e iniciar um processo de fortalecimento do segmento. “A gente percebe que existem muitas pessoas envolvidas no voluntariado, mas que podem melhorar esse trabalho com orientação. Por isso, esse tipo de capacitação proporciona mais conhecimento e troca de experiências para as entidades saírem mais unidas e preparadas para mudar a vida das pessoas”, explicou.

O Transforma Petrolina é uma iniciativa baseada em experiências sociais bem sucedidas em cidades como o Recife, Petrópolis e Campinas. A proposta é criar maneiras de atrair a população para associações, ONG’s, igrejas e outros grupos para ampliar as ações voluntárias no Sertão. A coordenação da plataforma é da Prefeitura de Petrolina com apoio das instituições Transforma Brasil, Porto Social e o Novo Jeito.

Deixe uma resposta