Abelhas não são vilãs e a presença de enxames deve ser relatado ao CCZ de Petrolina

Enxame no Cemitério do H. Leite assusta população

Em uma semana marcada por convenções políticas, as abelhas roubaram a atenção em Petrolina. Desde o ataque registrado nas proximidades do Cemitério Central, na segunda-feira (14), a população segue preocupada com o risco mais algum incidente.

LEIA TAMBÉM

Enxame de abelhas volta a aparecer em Petrolina

Quatro enxames de abelhas foram removidos próximo ao Cemitério de Petrolina

Mulher atacada por abelhas no centro de Petrolina está na UTI, mas está bem

Homem morre após ser atacado por abelhas em Petrolina

De ontem para hoje (16), o Blog recebeu diversas mensagens via WhatsApp, relatando a existência de enxames nos espaços públicos. Segundo a Prefeitura, não há motivo para pânico. Isso porque as abelhas não são vilãs. Pelo contrário, elas são fundamentais ao ecossistema.

Abelhas na Facape e Cemitério do Henrique Leite

Abelhas também apareceram na Facape

Em contato com o Blog, a Secretaria de Saúde informou estar ciente sobre o enxame flagrado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Ainda na terça-feira (15), uma equipe foi ao local para cuidar da situação.

Um leitor também relatou a presença das abelhas no Cemitério do bairro Henrique Leite. Outro registro deu-se no bairro Cohab Massangano.

O que fazer nesses casos? Acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do número (87) 3867-4774. Até o momento a Prefeitura relatou ter registrado mais de 70 chamados no mês de setembro.

“A orientação é ligar para o CCZ. O CCZ recebe e repassa para o SOS Abelhas, que é formado por servidores municipais e trabalha em conjunto com o s Bombeiros e associação de apicultores“, orienta a Prefeitura. O SOS Abelhas foi criado em 2018, via parceria da Prefeitura de Petrolina e entidades, como o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), Corpo de Bombeiros e a Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp).

Deixe uma resposta