Após publicação de reportagem, moradora de São Paulo encontra familiares da Bahia

Dona Francisca pretende voltar para a Bahia, e encontrar os familiares pessoalmente. (Foto: Arquivo da família)

No dia 23 de dezembro do ano passado, o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria contando a história de Dona Francisca de Carvalho, uma senhora de 60 anos que estava à procura de familiares que ela não via há mais de 45 anos. Quase um mês após a publicação da matéria, a tão esperada notícia chegou, ela encontrou seus parentes.

A boa notícia foi dada por Ana Cristina, filha de Francisca, na manhã desta sexta-feira (17). Ainda emocionada, ela conta como foi o primeiro contato da mãe com os familiares, residentes no município de Euclides da Cunha (BA). “Minha mãe ontem [16] já conseguiu falar com duas irmãs, e hoje [17] vai falar com o restante dos irmãos. Nós estamos muitos felizes”.

De acordo com Ana Cristina, o encontro só foi possível graças a divulgação no Blog e a solidariedade de Geraldo Henrique Lima, comerciante de Petrolina (PE), que se sensibilizou ao ler a história e resolveu ajudar. “Desde o instante que vi a reportagem no Blog Waldiney Passos, me interessei pelo assunto e de imediato liguei para a Ana, a qual me atendeu muito gentilmente, e comecei a juntar as peças do quebra cabeça”, disse Geraldo.

Depois de saber detalhes da história, Geraldo buscou informações sobre o povoado de Carnaíba, a partir daí, ele aproveitou um cunhado que é representante comercial e que faria uma viagem para Euclides da Cunha, e pediu que o mesmo buscasse pelos parentes de Dona Francisca. De passagem pelo povoado, o cunhado de Geraldo conseguiu localizar os parentes de Dona Francisca.

O reencontro aconteceu pelas redes sociais, mas, de acordo com Ana Cristina a vontade de abraçar os familiares aumentou ainda mais. Agora, Dona Francisca e seus filhos pretendem viajar para a Bahia na expectativa de tornar real, o tão sonhado reencontro.

Entenda o caso

Francisca de Carvalho nasceu no povoado de Carnaíba do Sertão em Euclides da Cunha (BA). O pai, José Gonzaga, era agricultor, sua mãe, Georgina de Carvalho morreu de parto da filha caçula, deixando seis filhos. Aos 12 anos, Francisca foi embora para São Paulo em busca de uma nova vida, e desde que chegou na metrópole não teve mais contato com os parentes que deixou na Bahia.

A história de Francisca, chegou ao Blog Waldiney Passos, através de Ana Cristina, que relatou o drama da família pelo WhatsApp.

Deixe um comentário