Câmara de Vereadores de Petrolina manterá sessões no mês de julho

Recesso de julho foi suspenso por conta da pandemia da covid-19 (Foto: Blog Waldiney Passos)

O mês de julho tradicionalmente é destinado ao recesso legislativo, porém a pandemia do novo coronavírus alterou o cronograma de inúmeras casas. Na Casa Plínio Amorim, em Petrolina, a expectativa da Mesa Diretora é manter sessões extraordinárias, uma vez por semana até o início de agosto.

LEIA TAMBÉM

Vereadores de Petrolina repudiam mensagem disseminada em grupos de WhatsApp sobre “farra de diárias”

Presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (MDB) explicou como isso funcionaria. “Já conversei com o vereador Rodrigo [Araújo que é 2º secretário], Ronaldo Souza que é o vice-presidente e com o vereador Osinaldo que é o 1º secretário. Nós estamos no recesso do mês de julho. A gente vai ter sessões extraordinárias porque para a gente dar continuidade com sessão ordinária teria que fazer uma mudança na lei orgânica“, afirma.

A sugestão é que às quartas-feiras, com a convocação ocorrendo na segunda-feira. “Estive conversando com o jurídico uma forma de não haver questionamento. Nessas sessões que fizemos fora do horário das 9h30 é porque estamos ainda no período extraordinário”, ressalta Osório.

Líderes opinam

“Seria bom que a gente tivesse as sessões e continuasse trabalhando, mas quero deixar claro que isso é uma prerrogativa da Mesa Diretora. A Mesa tomando, a gente acata. Produzir em duas ou em uma é a gente produzir mais e discutir menos”, alfinetou Aero Cruz, da bancada de Situação.

Já o líder da Oposição, Paulo Valgueiro sugeriu que Osório elabore um calendário para julho seguindo o prazo de 72 horas. “A gente ficou quase dois meses parados, não tem problema nenhum no mês de julho ter as sessões“, pontuou Valgueiro.

Apesar de ser uma prerrogativa da Mesa Diretora, Osório abriu espaço para a opinião dos colegas. O anseio de manter as sessões foi unânime, mas com sugestões: dois encontros semanais e volta ao horário da manhã. Por fim, Osório se comprometeu a se reunir e bater o martelo acerca do andamento dos encontros.

Deixe um comentário