Vereadora Maria Elena celebra conquista de pacientes com microcefalia em Petrolina

O SUS tem 180 dias para incorporar o medicamento. (Foto: Divulgação)

Além do projeto que ampliou o número de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que foi aprovado na sessão de quinta-feira (9), a vereadora Maria Elena de Alencar (PRTB) celebrou uma conquista encabeçada por ela e as mães de crianças microcefálicas de Petrolina.

A secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o fornecimento de transporte da residência dos pacientes até a UPA. “Nós entramos com uma luta enorme no ano passado e recebi a grande notícia da secretária [de Saúde] Magnilde [Albuquerque], que ela em conversa com a UPA, pactuaram dois dias na semana e a van estará o dia todo para pegar e deixar as crianças para fazer seu tratamento e não perder as consultas”, comemorou a vereadora.

Avanço no tratamento

Segundo Elena, a disponibilização da van representa uma conquista às mães já que marcações de consultas na saúde pública são difíceis. “Essas consultas não são fáceis, são marcadas com antecedência e quando falta, é um atraso para a criança. Parabenizo as mães pela luta e agradeço ao prefeito e à secretária. A gente considera um avanço dentro do tratamento das crianças com microcefalia”, finalizou.

Deixe uma resposta