Vereadores aprovam projeto que fortalece a produção de orgânicos em Petrolina

Petrolina também terá um Mercado específico aos orgânicos, no segundo semestre

Além do projeto do Executivo aprovado na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (28), os edis também discutiram matérias do Legislativo. Uma delas foi o PL nº 137/2019, regulamentando as feiras de produtos orgânicos no âmbito do município de Petrolina e dispõe sobre a comercialização destes produtos.

Maria Elena de Alencar (PRTB) foi a autora da matéria que ainda contou com o apoio do vereador Gilmar Santos (PT). O projeto beneficia não apenas os produtores de orgânicos, representados pela Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), mas também consumidores, garantindo “maior segurança ao adquirir produtos orgânicos em feiras exclusivas”.

LEIA TAMBÉM:

Com votos da Oposição, vereadores autorizam Executivo a destinar recurso para saneamento de Petrolina

“No meu mandato anterior eles expunham uma vez por semana no térreo do Centro de Convenções, nós conversávamos com os produtores e eles falavam da necessidade de o município fazer um trabalho mais efetivo a todos que estavam nessa luta”, destacou Elena ao defender seu projeto.

Produtores celebram aprovação

Quem acompanhou de perto a votação foi a presidente da Aprovasf, Alzira Santana. Em entrevista ao Blog ela destacou a importância do PL, aprovado por 20×0. “A lei regulamenta todo o procedimento de vendas, a gente não tem uma fiscalização direta e a gente quer que esse assunto seja levado a sério. Algumas pessoas vendem produtos dizendo que são orgânicos e elas não estão certificadas. É de suma importância que o consumidor saiba o que está comprando”, disse.

Considerada um “marco importante” para os 32 produtores associados a Aprovasf, o grupo celebra o fortalecimento da cultura de orgânicos na cidade. Petrolina já exige a compra de alimentos desse tipo na merenda escolar e no segundo semestre o município terá um local específico para venda dos produtos.

“Temos a finalização do Mercado do Produtor Orgânico, até o final de julho deve ser inaugurado. É uma obra muito bonita, próximo à Feira da Areia Branca. A gente pretende colocar a venda direta, a gente fica feliz por ter esse local porque até então temos ficado pulando de um lado para o outro”, finalizou.

Deixe uma resposta